O que a história tem pra mim ?
Nessa madrugada perdi o sono, muitas ideias encheram minha mente e fiquei completamente desperto. Como a história pode me ajudar? como a história pode ajudar a igreja? E esse será o objetivo desde blog, trazer reflexões da história para nossas vidas, no objetivo de que ao olharmos para história possamos traze-la até as nossas vidas e talvez, somente talvez, sejamos um pouco mais sábios em nossa maneira de interpretar o nosso mundo. Mas, com certeza, seremos muito mais humildes ao olharmos para nós mesmo, apesar que em um primeiro momento ao está lendo a história possa passar sobre sua mente julgamentos e talvez tenha a tentação de se por em uma posição de superioridade, neste caso lhes proponho o exercício de imaginar como seria se em algumas décadas ou talvez séculos, algum leitor tivesse a oportunidade de ler sobre nossas vidas, quantos julgamentos poderão ser feitos? Quantas coisas nós temos certeza de ser a verdade mais pura e bela e mesmo assim estarmos completamente enganados.
Não venho aqui com isso dizer que não devamos julgar a história, pelo contrário, ao julgarmos o passado nos tornamos mais capaz de julgar o presente, quero apenas alertar sobre o perigo que cerca um coração orgulhoso. Pelo menos é algo que tento lembrar ao meu coração.
Você poderá perceber tambem como disse meu amigo Brian: "estamos sempre reagindo a algo" e, essa é uma grande verdade na história, as grandes produções teológicas vieram de resposta a algo, seja uma nova heresia, seja do ataque pagão, do secularismo ou de outra fonte qualquer.
Não espere também encontrar um artigo acadêmico, apesar de que o que será apresentado é fruto de muita leitura e pesquisa o seu formato será assim, neste tom mais pessoal. Mas, sim, haverá citações e quem sabe seja útil a algum acadêmico ao saber que existe e ir procurar. Não irei me preocupar em postar as referencias bibliograficas, pelo unico motivo de não tornar isto enfadonho para mim, desejo que seja uma atividade prazerosa.
Assim como meu amigo, Agostinho de Hipona, já peço perdão se de alguma forma apresentar algo que vocês poderiam explicar de maneira muito mais fácil ou se meu raciocínio for confuso. E também lhes perdoo se demorarem a me entender.
Que o Deus autor da história nos dê discernimento para interpreta-la e aplica-la. Que possamos tirar proveito de tudo o que a história tem pra mim.
Claudenilson Rodrigues de Souza
Comments
Post a Comment